Extraordinário de R.J.Palacio ( Livro 2- das Férias)

O SEGUNDO LIVRO DAS FÉRIAS FOI UMA LIÇÃO DE VIDA..
EXTRAORDINÁRIO REALMENTE É UM LIVRO EXTRAORDINÁRIO ..um livro dito infantil, mas que indico para muitos jovens e adultos .. temas como aceitação, amizade e superação foram fortes no enredo .. e digo que como LEITORA, PEDAGOGA E FUTURA MAMÃE não apenas indicarei como tentarei passar para frente essas lições.

No quadro.. CURTINDO A VIDA ADOIDADO ..
APRESENTAMOS ..




SINOPSE
August Pullman, o Auggie, nasceu com uma síndrome genética cuja sequela é uma severa deformidade facial, que lhe impôs diversas cirurgias e complicações médicas. Por isso, ele nunca havia frequentado uma escola de verdade... até agora. Todo mundo sabe que é difícil ser um aluno novo, mais ainda quando se tem um rosto tão diferente. Prestes a começar o quinto ano em um colégio particular de Nova York, Auggie tem uma missão nada fácil pela frente: convencer os colegas de que, apesar da aparência incomum, ele é um menino igual a todos os outros. 

R. J. Palacio criou uma história edificante, repleta de amor e esperança, em que um grupo de pessoas luta para espalhar compaixão, aceitação e gentileza. Narrado da perspectiva de Auggie e também de seus familiares e amigos, com momentos comoventes e outros descontraídos, Extraordinário consegue captar o impacto que um menino pode causar na vida e no comportamento de todos, família, amigos e comunidade. Um impacto forte, comovente e, sem dúvida nenhuma, extraordinariamente positivo, que vai tocar todo o tipo de leitor. 

VAMOS FALAR UM POUCO SOBRE A SÍNDROME DE AUGGIE..
Sempre digo, que antes de falar sobre um assunto procure sobre ele, estude e veja como é a vida de uma pessoa com uma doença ou síndrome ..

A SÍNDROME DE TREACHER COLLINS (conhecida também por DISOSTOSE MANDIBULOFACIAL, caso queria conhecer mais, apenas clik no nome da síndrome, irá para um site médico que explica os porquês deste distúrbio) é um distúrbio ou condição hereditária em que alguns osso e tecidos da face não se desenvolve, e tudo que você lerá em EXTRAORDINÁRIO sobre a vida de Auggie é o que realmente acontece com um portador dessa Síndrome ..
Britânico Jono Lancaster, 30 anos. 

Vamos voltar a Auggie e a sua família, realmente um livro que vai nós mostrar o que é ter uma família unida e feliz em meio as dificuldades e claro vamos conhecer os amigos e as pessoas que mesmo com tanta tecnologia e temas sobre aceitação tentaram excluir Auggie.. mas ele e seus amigos mostraram que é possível ter uma vida normal e ser normal .. sendo estritamente EXTRAORDINÁRIO ..


O livro possui uma escrita bastante fácil e dinâmica, com isso ficamos conhecendo o pensamento de cada personagem, o que eles sentiam a respeito de Auggie e como aceita-lo, acho que de todos a irmã dele foi o que mais demostrou o que sentimos, mesmo o amando ela ainda tentou exclui-lo mas percebeu que o que estava fazendo era errado.. e conseguiu verdadeiramente aceitar o irmão .. 


Outro tema que gostei e percebi que seria um ponto bom para se debater dentro de sala de aula, nas faculdades e claro dentro das escolas, seria sobre a existência das escolas interativas e inclusivas .. não adianta apenas inserir o aluno que causará o alvoroço.. precisamos de uma escola em que todos poderão entender e estender a mão para os diferentes.. 


E como Auggie descobriu que tanto ele, quanto as pessoas ao seu redor tinham muros para serem derrubados, pode nos mostrar o quanto é bom e gosto estar em uma escola, quando se tem amigos e quando estes amigos lutam pela gente.. independente de como você seja fisicamente ou interiormente.. 

Agradeço a Palacio por um livro bom como esse ..
um livro que oferece não apenas uma lição.. 
mas um treinamento ..
treinar nosso coração para receber os diferentes ..
e quando você conseguir esse feito .. você entrará para a lista daqueles que precisam serem aplaudidos de pé .. 
boa leitura..

Comentários

  1. Que lindo, mana! Já fiquei emocionada com a resenha, imagine lendo o livro. Tô numa ressaca literária, mas vou tentar ler. Obrigada pela indicação. Bjs.

    ResponderExcluir

Postar um comentário

O que você achou leitor?

Postagens mais visitadas