A Ordem dos Arquivistas - Centésimo de Ricardo Sodré Andrade

Demoramos mas terminamos mais um livro cheio de grandes emoções e viagens, infelizmente por estarmos com um tempo curto as leituras tem diminuído, mas nunca vamos parar, neste momento apresento a vocês a viagem de um jovem de olhos cinza em uma terra cheia de encanto, magia e seres falantes .. 

Mas uma obra brasileira de arrasar, temos tudo o que um conto cheio de magia poderia conter.. sentimos as emoções na pele, seria um livro certo para crianças com mente e a imaginação gigantesca .. sabe aquele livro que tem influencia de Narnia, Senhor dos Anéis e todo tipo de fantasia é o livo certo então para se passar um tempo em terras magicas .. então vamos.. lá conhecer Eli e as terras de Chaburim.. 


SINOPSE ..
Em um grande vale, uma enorme fortaleza incrustada entre as montanhas abriga o maior arquivo da Ordem dos Arquivistas, uma antiga organização cuja missão é guardar os registros produzidos e acumulados pelos reinos daquele mundo.

Neste lugar, um jovem iniciou uma busca por seu tio, um membro da Ordem que desapareceu misteriosamente. Em sua jornada pelo vale, o sobrinho do arquivista acaba descobrindo a relação de sua família com uma antiga lenda, as maravilhas de um dos ofícios mais respeitados do continente e a realidade por trás de algumas das fantásticas histórias contadas às crianças ao longo das eras.

VAMOS COMEÇAR A VIAJAR ...

Os principais pontos dos livros estão na descoberta de um novo mundo.. feita por um jovem que até então acreditava que todas as lendas sobre esse lugar fosse mentira..E que sua família era uma família comum, as histórias contadas por seu tio fossem histórias para crianças.. mas acabamos descobrindo que não ..e é esse processo que deixa o livro bem misterioso e cheio de enigmas .. pois na busca para encontrar esse tio perdido ele acaba conhecendo a verdadeira razão para a existência de sua família e de seus olhos cinza. 

O livro nos leva a conhecer a ORDEM DOS ARQUIVISTAS .. um grupo de intelectuais responsáveis por todos os "papeis" legais do reino, mas pelo que percebemos não apenas essa era sua função, também recolhiam livros ou histórias de fatos importantes e até mesmo a descoberta desse mundo paralelo chamado CHABURIM em PARES.
O imaginei assim, Eli de cabelo curto bem jovem com seus grandes olhos cinza..

Vemos esse novo mundo pelos olhos de Eli, com ele conhecemos os personagens e as história que rodeiam sua família e seus olhos.. gostei muito do enredo, claro que por ser uma história nova para mim, demorei um pouco a me apegar, mas digamos que quando isso ocorreu adorei .. mais do que indico o livro para todas as crianças do mundo ..e para todos os viajantes e arquivistas ..
mas não posso deixar de lhes apresentar algumas canções que temos no livro ..que você acaba cantando junto .. 


"Porta, porta, o que guarda?
Diga-me o que esconde.
Abra agora, sem demora.
Vou entrar, não se zangue."
-Portal das pedras

"Gigante de pedra que guarda o rei.
Levante agora o martelo de guerra.
O reino precisa cumprir sua lei.
Para manter a paz na terra."
- Gigante do rei

"Um mapa raro o arquivista encontrou.
Para Pardes ele apontava.
Foi isso o que sempre sonhou.
Pé após pé, na ponte, ele caminhava."
- Mapa do Arquivista

 
Até a próxima .. boa leitura!

Comentários

Postar um comentário

O que você achou leitor?

Postagens mais visitadas